Novas marcas de moda surgem a todo momento no digital, mesmo durante tempos de instabilidades econômicas. Segundo levantamento realizado pelo Sebrae com dados da Receita Federal, mais de 440 milhões de brasileiros abriram um negócio ligado à moda em 2020 e 2021, o que representa um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2018 e 2019.
A verdade é que, cada vez mais, o consumidor de moda é bombardeado por fotos, vídeos e anúncios de novos produtos e marcas. Neste shopping gigante que é a internet, como os seus produtos podem ganhar destaque e a sua marca se tornar referência dentro do universo do varejo de moda?
o seu produto pode ser a #trend do momento.
Um dos primeiros passos, e talvez um dos mais importantes a se fazer, é definir qual o objetivo por trás de optar por essa estratégia de marketing. O marketing de influência traz a possibilidade de aproximar o relacionamento entre marca e audiência. E mais do que isso, a probabilidade de fidelizar clientes através do impacto positivo do uso dessa estratégia é muito grande.
Essa estratégia também pode ser utilizada para potencializar o conteúdo da sua marca. Como assim? Muito se é falado sobre a produção de conteúdos autênticos como forma de se diferenciar ou se destacar no mercado. Mas como produzir isso se não há uma pessoa ou personalidade humana marcada por trás disso? É aqui que entra a essência ou a marca pessoal do influenciador.
Quando falamos sobre quem é o influenciador da marca, podemos considerar duas vertentes: quando é feito uma collab com um influenciador ou personalidade reconhecida no mercado e também quando o(a) próprio(a) CEO da marca assume o papel de lojista influencer. E é justamente nessa segunda opção que o nosso pilar de diferencial da marca se baseia.
E para quem acha que optar por essa estratégia significa abrir mão da própria privacidade, está enganado. Sim, é possível humanizar o conteúdo da sua marca sem que isso se torne uma super exposição da sua vida pessoal. É aqui que entra a intencionalidade.
Ser intencional significa literalmente agir com intenção ou realizar algo de propósito. É quando você seleciona propositalmente recortes da sua vida que se conectam de alguma forma com o que você vende, com os valores que você acredita e com a transformação que a sua marca é capaz de gerar na vida de uma pessoa. Então, diferentemente do que se acredita, ser o (a) influenciador(a) do próprio negócio é estar à frente da comunicação do seu negócio proporcionando conexão com a sua audiência através da sua linguagem e personalidade.
E em termos de diferencial de mercado, quando a marca e o influenciador se apropriam e usam a sua personalidade de forma intencional, se torna muito mais fácil engajar a audiência através de #challenges e #trends com os seus produtos. Já que a partir disso, a fonte principal para influenciar e trazer inspiração para os seus clientes é seu próprio senso de estética e estilo, que passa a ser visto por aqueles que acompanham a sua marca como algo genuinamente autêntico.
A verdade é que, assim como todas as estratégias, o marketing de influência também requer pesquisa e planejamento para a sua melhor execução. Mas com os pilares básicos considerados neste artigo, é possível trazer personalidade e autenticidade para o seu negócio, desde que isso esteja alinhado com os seus objetivos e intenções.