todos os anos, criar um planejamento de vendas para lojas de moda é essencial para garantir um ano de crescimento e previsibilidade.
Planejar é o primeiro passo para conseguir atingir as suas metas e objetivos. Quando falamos de metas de vendas, girl, não é diferente! Parece bobo, eu sei, mas criar o seu planejamento de vendas para lojas de moda pode mudar os seus resultados! A cada ano que passa, o comportamento do consumidor também se transforma. Por exemplo, para este ano de 2025, pesquisas mostram que podemos esperar um consumidor mais consciente e engajado nas questões ambientais, com forte senso de comunidade, que prioriza seu tempo como um recurso valioso e inegociável e adeptos ao universo do phygital. Aqui, vamos explorar as etapas fundamentais para que você consiga criar um plano estratégico e adaptável as novas tendências de mercado.
Antes do planejamento, faça uma análise.
Entender o cenário atual do seu negócio de moda é o primeiro e, talvez, um dos mais importantes passos para conseguir executar um bom planejamento. Analise o desempenho de vendas e outras realizações da sua marca no ano de 2024. Quais estratégias funcionaram? Quais foram os pontos fortes do seu negócio? E os desafios? Qual foi aquela ação que você tinha certeza que iria dar muito certo – afinal, para a sua concorrente deu – mas que na sua loja, simplesmente, não funcionou? E os aprendizados?
O ano de 2025 aponta ser muito favorável para o crescimento das marcas. Isso porque este ano é apontado como o período de recuperação, ou até estabilização do mercado, do período pós-pandemia. Mesmo assim, não descartamos a importância dos negócios de moda analisarem e justificarem o seu lugar no mercado a longo prazo – preços competitivos, aumento de lojas e-commerces e alta competitividade de mercado, podem ser grandes desafios para pequenas e médias lojas de moda.
Por isso, defina objetivos claros para o seu negócio de moda. Para conseguir fazer isso de maneira prática e eficaz, é recomendado pelos grandes players do mercado o modelo SMART: metas Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. Uma meta genérica, como “vender mais”, não oferece direcionamento. Em vez disso, girl, você pode determinar um número ou porcentagem exata. Por exemplo: aumentar as vendas em 20% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. ou vender 1.000 peças da coleção primavera/verão até junho de 2025. Mas é claro, o modelo SMART pode ser aplicado não apenas para metas de vendas, mas quando falamos de metas de faturamento e do aumento da base de clientes, também é super válido.
Para quem você quer vender?
No início deste artigo, falamos sobre algumas previsões gerais do comportamento do consumidor para o ano de 2025. Mas e o consumidor da sua loja de moda? A verdade é que nem todos os consumidores passam pelas mesmas transformações. Por isso, é de extrema importância que você, como empresária, conheça muito bem o seu público-alvo. Mas como?
Uma das mais importantes ferramentas para isso é definindo a sua persona. Essa definição não é mera suposição ou imaginação de quem seria a cliente ideal do seu negócio. É preciso fazer um estudo e uma pesquisa utilizando os métodos corretos para defini-la, a partir da realidade atual da sua marca. Um dos grandes aliados que existem hoje para facilitar (e muito!) esse processo, são as redes sociais. Com elas, conseguimos fazer uma análise de dados para segmentar públicos específicos. Quer ver um exemplo de como é importante isso? Se sua loja atende jovens de 18 a 25 anos, considere inserir peças-chave das últimas tendências para festivais de música ou criar coleções cápsulas exclusivas inspiradas em séries, ou artistas populares. Conhecer o seu público, literalmente, pode mudar o jogo.
Análises e mais análises
Nunca subestime o poder de uma boa análise de mercado e concorrência. Atenção: análise! Não comparações e nem cópias. Estudar concorrentes deve ser com o foco correto: extrair as melhores estratégias e encontrar os melhores diferenciais do seu negócio. Para quem está inserido no dia a dia da marca, isso pode ser um desafio enorme! Pode difícil manter os olhos neutros e imparciais. Mas, para a nossa alegria, existem ferramentas ótimas que facilitam o processo. Aqui na fashion girls office, a nossa ferramenta favorita é a SWOT. Você pode baixar gratuitamente um template para fazer a sua análise aqui ou contratar uma análise completa de mercado e benchmarking para o seu negócio de moda.
Crie um calendário estratégico
Agora, sim, hora de colocar a mão na massa! Para iniciar o seu planejamento de vendas para lojas de moda, você pode dividir o planejamento em períodos – mensal, trimestral ou por estações – isso vai conforme o que faz sentido para o seu negócio de moda. Este calendário é muito mais do que um quadro com datas, você deve considerar as sazonalidades específicas do setor da moda – coleções, desfiles, grandes eventos e até mesmo datas comerciais. Com isso, você vai conseguir alinhas campanhas promocionais a datas-chave do mercado. Isso é a base para você, girl, seguir para o próximo passo:
Estratégias de marketing são suas amigas!
Sim, girl! Você precisa parar de enxergar o marketing como fardo ou como algo banalizado e enxergá-lo como seu aliado. Chegou a hora de você definir estratégias de marketing alinhadas às metas que você definiu. E quais estratégias são essas? Uma das mais fáceis de serem aplicadas são as estratégias de marketing digital, onde usamos as redes sociais como os principais canais. Mas também não podemos deixar de mencionar o marketing presencial e aqui, quero destacar o marketing de experiência – eventos, experiências imersivas, espaços instagramáveis e outras estratégias, tem estado em ascensão nos últimos anos e a tendência é isso se perpetuar e se consolidar como um movimento e um hábito o novo consumidor.
Se estamos falando sobre estratégias de marketing, não podemos deixar de mencionar aqui a poderosa integração do storytelling, branding e campanhas. Aqui na fashion girls office, acreditamos que esses são os três pilares para se criar uma forte conexão emocional com o público, fortalecendo assim, a identidade da marca e impulsionando as suas vendas. Se você deseja criar esses três pilares na sua marca, mande uma mensagem aqui.
Faça o seu planejamento de vendas para lojas de moda, mas não se esqueça do orçamento!
Girl, um planejamento financeiro também é essencial para garantir que o seu negócio de moda alcance as metas anuais e não te deixe no sufoco, literalmente. Divida os principais investimentos da sua marca em três categorias:
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- Estoque: custo para adquirir novos produtos que estejam alinhados as novas tendências, a sazonalidade e ao comportamento do consumidor. Esse custo também envolve o investimento em novas coleções ou em peças exclusivas.
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- Marketing: gastos com campanhas publicitárias, tráfego para anúncios, influenciadores e criação de conteúdo.
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- Operação: custos fixos – aluguel, salários, energia – e variáveis – frete, embalagens, brindes, entre outros
Lembrando que, em cada uma dessas categorias, ao serem definidas, você pode utilizar o modelo SMART para definir suas metas. Por exemplo, pensando no estoque, uma meta SMART seria: reservar 40% do orçamento trimestral para compra de estoque, priorizando tendências para o verão ou produtos de alta demanda.
Também, não deixe de criar um fluxo de caixa detalhado para as campanhas ao longo do ano. Essa ferramenta ajuda a organizar entradas e saídas de dinheiro, garantindo que você tenha recursos para as operações e campanhas planejadas. Você não precisa fazer isso manualmente, hoje existem softwares de gestão financeira que podem facilitar a sua vida!
Acompanhe, analise e ajuste o que for necessário no seu planejamento de vendas para lojas de moda
O planejamento não é uma verdade absoluta, girl. O segredo para um bom planejamento de fato funcionar é usar de flexibilidade e ajustá-lo conforme a necessidade ao longo do ano. Mudanças no mercado, mudanças nos consumidores ou imprevistos, acontecem, é normal. O seu jogo de cintura como empresária entra exatamente nisso! Não deixe de fazer ao longo do ano avaliações de desempenho de vendas e campanhas para identificar o que funcionou e o que vai precisar ser ajustado. Também, faça reuniões de acompanhamento com a equipe para alinhar as metas e incentivar todos os colaboradores. E, se perceber que algo não está funcionando, ajuste sem demora!
Parabéns por chegar até aqui girl! Isso mostra que, de fato, você está empenhada em fazer de 2025 o melhor ano para o seu negócio de moda!
Aqui vimos sobre a importância de fazer uma análise geral antes de partir para o planejamento, conhecer bem o seu público-alvo, estudar o mercado e a concorrência da maneira certa, criar um calendário estratégico, usar as estratégias de marketing ao seu favor, fazer um planejamento financeiro e ser flexível, ajustando o que for necessário.
Que tal colocar em prática tudo o que aprendeu aqui?