como definir os canais digitais da minha marca de moda?

Como boa empresária de moda, você já deve ter percebido a infinidade de canais digitais disponíveis para se estruturar uma marca de moda – Instagram, TikTok, Pinterest, Linkedin, etc – Você pode estar nas mais diversas fases do seu negócio de moda: começando a empreender do zero, com uma loja física consolidada ou até mesmo com um e-commerce gerando vendas online. Os meses passam, novas pesquisas surgem, especialistas no marketing digital começam a enfatizar a popularização de uma nova rede social e você, empresária, se questiona aonde mais a sua marca deveria estar no meio digital.

Afinal, como definir os canais digiais da minha marca de moda? Devo estar em todos ou escolher apenas um? Como, então, devo escolher? Neste artigo, vamos responder às suas dúvidas e aprofundarmos nesse asssunto de maneira estratégica.

O que são os canais digitais?

Os canais digitais são os meios ou plataformas que as marcas utilizam para construir e manter um relacionamento com seus clientes no universo digital. Esses canais podem incluir as redes sociais, e-commerce, blogs, chatboots e até mesmo uma lista de e-mail marketing. Seja qual for o meio com o qual a sua marca se comunica com o cliente de maneira online, podemos dizer que é um canal digital.

A sua marca de moda provavelmente já possui pelo menos um canal digital. A maioria estão presentes em plataformas como o Instagram e o Whatsapp.

Você sabia? “No Brasil, 66% do público prefere fazer compras de roupas, calçados e acessórios online”

retirado da pesquisa “Consumo de moda no Brasil” produzida pela Opinion Box.

Escolhendo canais digitais para moda estrategicamente

1. Definindo objetivos claros

Antes de escolher uma plataforma para a sua marca de moda é necessário definir com clareza os objetivos do seu negócio. O que a sua marca de moda quer alcançar com os canais digitais? Seguem alguns exemplos de objetivos de negócio:

  • Relacionamento humanizado com o cliente
  • Fidelização de clientes já existentes na base do seu negócio
  • Atrair novos clientes
  • Vendas
  • Se posicionar como autoridade no meio digital
  • Aumento da percepção de valor

A lista é grande. E o mais importante: quando falamos sobre objetivos de negócios não existe certo e errado. Existe aquilo que faz sentido para a sua empresa no momento em que ela está.

2. Conheça seus clientes

Cada escolha dentro de um negócio de moda gera um impacto. Por isso, a melhor maneira de escolher um canal digital para a sua marca de moda estratégicamente é saber quem são os seus clientes e qual é o seu comportamento virtual. Quais são os canais que o público do seu negócio de moda utiliza com mais frequência?

Essa análise pode requerer uma pesquisa com os seus clientes ou um exercício de observação. Por exemplo, se a sua marca tem por objetivo estabelecer relações comerciais com outros negócios de moda ou empresários já consolidados no mercado (no caso, uma comunicação B2B), talvez seja interessante observar canais como Linkedin e Facebook. Contudo, se o objetivo da sua marca é atrair novos clientes da Geração Z (nascidos entre 1997-2012), considere plataformas como Instagram, Tik Tok ou Youtube.

3. Escolha o tipo de conteúdo

Cada plataforma requer um tipo de conteúdo. Por causa disso, como empresária, você precisa considerar o tipo de conteúdo a ser produzido. Para facilitar, pense: que tipo de conteúdo a minha marca de moda já tem produzido? Os formatos de conteúdo podem ser:

  • vídeos (curtos ou longos)
  • imagens (individuais ou em carrossel)
  • textos (ou microtextos)
  • interativo (questionários ou enquetes)
  • áudio

Uma escolha inteligente é você reaproveitar conteúdos que a sua marca de moda já tem produzido para distrubuir em outro canal que aceite o mesmo formato. Mas isso não é uma regra de que a performance de determinado conteúdo será boa. É necessário observar e mensurar os resultados.

Em quantos canais seu negócio de moda precisa estar?

Não existe uma fórmula exata para cada marca de moda. Dado a variedade de canais digitais, as possibilidades de presença digital é muito rica. Por causa disso, é mais importante levar em conta duas vertentes: a qualidade da comunicação do seu negócio e a sua constância.

A qualidade de um conteúdo produzido para o mundo digital pode ser o que determine a sua performance, ou seja, se trará bons resultados ou se a sua postagem será indiferente. Não deveria ser, mas o excesso de informações em que estamos expostos no digital, faz com que a qualidade e a relevância de um conteúdo postado seja um diferencial.

Quando falamos sobre constância na produção de conteúdo de moda, estamos falando sobre a frequência em que este conteúdo é publicado nos canais digitais. É necessário ter uma boa constância, principalmente nas redes sociais. Por exemplo, a frequência ideal para postar no Instagram varia, mas uma boa prática geral é postar entre 3 a 5 vezes por semana, segundo a Shopify

Se você é uma marca de moda iniciante, escolha apenas um canal digital e faça um ótimo trabalho lá. Aos poucos, o seu negócio estará pronto para se expandir em outros canais digitais. Agora, se você já tem um canal digital consolidado há pelo menos um ano ou mais, faça uma pesquisa e invista na criação de uma outra plataforma para o seu negócio de moda. Pode ser que isso gere resultados inesperados para o seu negócio!

últimas postagens

plugins premium WordPress
pronta para bater recordes de vendas em 2025?

acesse agora o checklist de planejamento de vendas 2025 para lojas de moda

✅ organize metas por mês e coleções 

✅ planeje ações promocionais com antecedência 

✅ acompanhe os indicadores de performance da sua loja 

✅ ideal para pequenas marcas e lojistas independentes

conteúdo criado com carinho pela fashion girls office para ajudar você a vender mais com estratégia, estilo e organização.