Quer fazer uma live shop no instagram ou no tiktok da sua marca de moda, mas não sabe por onde começar? Aprenda agora os segredos das lives shop de sucesso para o seu negócio de moda.
a consolidação do consumo de conteúdos em vídeos tem sido uma das pautas mais recorrentes por especialistas de marketing neste início de 2023. Durante a pandemia da Covid-19, várias marcas optaram por vender seus serviços e produtos em um formato até então pouco conhecido: a live shop.
teria sido este formato apenas uma tendência momentânea no digital? Muitos diriam que sim. Entretanto, o novo comportamento do consumidor indica uma direção oposta. A ascensão do aplicativo com o maior número de downloads no ano de 2022, o TikTok, indica claramente que os formatos de conteúdo em vídeos têm ganhado espaço, preferência e popularização entre os novos usuários.
De acordo com estudos e pesquisas recentes, no ano de 2023 a estratégia do TikTok focará em live commerces, ou seja, venda de produtos por meio de transmissões ao vivo em sua plataforma. Neste artigo, veremos os segredos por trás de uma live shop de sucesso e que gere faturamento para o seu negócio de moda.
evite erros amadores!
Assim como toda ação de marketing, realizar uma live shop exige um bom planejamento. Esse planejamento passará além do evento em si, mas principalmente ao que o antecede: a escolha cuidadosa da curadoria dos produtos que serão selecionados para serem apresentados no evento, a prospecção do possível número de clientes que irão assistir ao evento, o estudo e a apresentação da ficha técnica do produto que será apresentado para a audiência, além de um bom cronograma para o evento.
a preparação de uma live shop de sucesso no instagram
Para melhor execução e organização do evento, o primeiro passo é definir um tema para a live shop da sua marca e então apresentar os produtos que estão relacionados a este tema.
A estratégia de antecipação é indispensável para este evento, ela inclui a preparação do material de divulgação, como fotos, vídeos, definição das datas e até uma campanha paga – Facebook Ads – para otimizar a divulgação.
Na etapa da preparação também é fundamental incluir a escolha e o treinamento da equipe que fará parte do evento. Todos os participantes devem estar cientes do cronograma da live, sobre quais produtos serão apresentados, das ferramentas que serão utilizadas e também organizados em relação ao contato direto com os clientes que estarão interessados em realizar a compra durante o evento.
apresentando uma live shop de sucesso no Instagram ou no TikTok.
O foco principal de uma live shop é a venda. Por isso, é fundamental utilizar de maneira inteligente alguns gatilhos mentais durante a apresentação das possibilidades de uso do produto oferecido. Além disso, a interação leve, dinâmica e com o toque ideal de entretenimento é um pré requisito.
Como em todos os outros canais de venda, o cliente que participa de uma live shop espera algum tipo de acolhimento ou suporte por parte da marca anfitriã. Comunique muito bem os meios de contatos oferecidos pela marca e cumpra com as suas promessas, isso é fundamental para uma boa reputação digital.
tire as suas conclusões, girl!
Após a realização do evento, faça uma análise cirúrgica dos resultados obtidos, sejam eles positivos ou não. Este é um ótimo momento para mapear o que deu certo, o que não funcionou e os próximos passos que devem ser tomados pela marca.
Não se esqueça de agradecer a audiência pela participação, mesmo que tenha sido breve. O prestígio de seus clientes, antigos ou novos, devem ser valorizados com o propósito de gerar conexão autêntica.
Manter um relacionamento próximo com a audiência pode gerar oportunidades únicas para aperfeiçoamento de suas estratégias internas, sejam através de feedbacks, pesquisas de satisfação e até comentários em postagens.
Uma estratégia de marketing tão promissora precisa estar no seu plano de execução neste ano de 2025!