Girl, você sente que, a cada ano que passa, o comportamento do consumidor é uma caixinha de surpresas? Afinal, o que podemos esperar sobre o comportamento do consumidor de moda para o ano de 2025?
A expansão do universo digital no pós-pandemia foi responsável por trazer mudanças repentinas no comportamento do consumidor de moda. Acompanhar essas transformações, previsões e tendências para o mercado podem ser a chave para manter o seu negócio de moda ativo e competitivo. Vamos explorar juntas as principais tendências de comportamento do consumidor de moda para 2025?
o novo consumidor de moda
Nas diferentes gerações existentes, é possível observar um consumidor cada vez mais consciente das suas necessidades, valores e desejos. Hoje vemos o aumento da digitalização de processos na relação entre marcas e consumidores com o uso de IA, apesar disso, o toque humano nunca foi tão essencial. Humanos são capazes de expressar sentimentos e transmitir valores que transcendem a IA. Em dados recentes apresentados pela Statista, grande parte dos consumidores de pelo menos 4 países preferem ter interação humana nos suportes de atendimento de compras online.
Pensando ainda no digital, você sente uma espécie de ‘estafa’ quando falamos sobre redes sociais? Isso não significa o fim delas. Ainda assim, estamos falando de um consumidor de conteúdo, inclusive de conteúdo de moda, cauteloso e com filtros. Segundo o relatório da Statista “Must-Watch Consumer Trends 2025”, houve uma queda significativa no número de consumidores que adquiriram um produto de moda através de influenciadores ou de celebridades. Isso sugere que o consumidor está buscando diferentes interações com as marcas de moda, talvez algo mais personalizado e individual. Um ótimo exemplo de mercado é a Nike By You, que permite que os clientes customizem tênis com cores, designs e até gravações pessoais, criando um vínculo único com o produto.
Confira agora o top 3 tendências de comportamento do consumidor de moda em 2025 para o seu negócio ficar de olho!
1. aposte no phygital
O novo consumidor de moda tem buscado unir as experiências de compra no físico e no digital. Ele espera de ambas uma comunicação coerente e precisa. Para isso acontecer da maneira certa, os canais digitais do seu negócio de moda precisam estar alinhados com a sua equipe de atendimento. É recomendado, sim, que a sua marca tenha softwares de tecnologia que facilitam e otimizam o processo de suporte e atendimento ao cliente, mas também é necessário que este seja administrado com cautela e agilidade, sem deixar de lado uma comunicação gentil, amigável e respeito. O toque humano no seu atendimento pode gerar um grande impacto positivo no seu negócio de moda.
2. individualidade e personalização:
Girl, seja sincera, receber uma comunicação de uma marca personalizada para você, pode mudar totalmente a sua visão, certo? Esse é o desejo do consumidor de moda para 2025. No mundo digital, há uma disputa por atenção por influencers e celebridades. O seu negócio de moda não precisa entrar nesse meio! Campanhas com influencers pontuais e alinhadas com um objetivo claro ainda tem o seu papel. Contudo, a fidelidade do seu consumidor pode ser decidida na personalização. Para criar experiências únicas, que aumentam o engajamento e gerem lealdade do consumidor, invista em uma equipe de vendas treinadas para personalizar o atendimento em tempo real, antecipando as necessidades do cliente e oferecendo novas recomendações. A Nordstrom, por exemplo, possibilita que os seus vendedores tenham acesso ao histórico de compras dos clientes para oferecer sugestões alinhadas ao estilo e ao comportamento de cada um.
3. diversifique os canais de comunicação seu negócio de moda
Você com certeza já ouviu algum guru do digital dizer por aí: “não coloque todos os ovos na mesma cesta, diversifique”. O que isso quer dizer na prática? Ao invés de apostar todo o orçamento da marca destinado a campanhas de marketing para pagar o cachê daquela super-mega-top influencer, explore outras comunicações além do marketing de influência. Seja claro sobre seus produtos e serviços e invista em estratégias de marketing de conteúdo, marketing de comunidade e outras ferramentas digitais que possam facilitar as vendas e disponibilizar um atendimento personalizado.
Já pensou investir em um software completo de CRM para criar uma estratégia completa de e-mail marketing que gera ótimos resultados? A H&M fez exatamente isso! A marca envia promoções exclusivas para membros de seu programa de fidelidade. Além de diversificar o canal de comunicação, ela promove personalização e estratégia de programas de fidelidade para crescer o seu negócio, não apenas manter o cliente.
as novas tendências do mercado e o seu negócio de moda em 2025
Girl, qual dessas tendências de comportamento do consumidor te deram aquele insight para o seu negócio de moda? Neste artigo, nós vimos que o novo consumidor de moda valoriza a interação humana, mas não deixa a tecnologia de lado! Na verdade, para ele, elas devem andar lado a lado. Apesar da era dos influencers digitais apresentar certo declínio, as redes sociais continuam otimizando a comunicação entre marcas e clientes. Essa comunicação precisa ser cada vez mais personalizada. E claro, investir em ferramentas e estratégias para o seu negócio de moda crescer, nunca está fora de tendências!
Ficou perdida e não sabe por onde começar? Você pode agendar uma consultoria especializada para ajudar o seu negócio de moda a se adaptar às novas tendências de comportamento do consumidor de moda para 2025. Ou entrar em contato com a gente preenchendo o formulário!